domingo, 28 de outubro de 2012

Recifenses se mobilizam em apoio aos índios Guarani-Kaiowá no Marco Zero


Publicado no DP, hoje, 28/10/2012 09:09

Cartazes, camisas pretas e caras pintadas. É desta forma que um grupo de recifenses promete realizar um protesto em favor dos índios hoje, a partir das 15h, no Marco Zero. O evento está sendo organizado pelo Facebook através da página Salve Guarani-Kaiowá! Recife. O caso da tribo do Mato Grosso do Sul tomou proporção nacional e internacional depois da publicação de uma carta aberta à sociedade escrita pelo grupo Guarani-Kaiowá em resposta à expulsão expedida pela Justiça Federal do território onde vive, na região de Dourada. Logo após a divulgação da nota, a hashtag #GenocidioGuaraniKaiowa foi a mais comentada no microblog Twitter. Também foi criada uma petição pública, que consegue reunir 100 mil assinaturas por dia (índice maior do que a da Lei da Ficha Limpa). Até sexta-feira, já eram quase 240 mil assinaturas.

O estudante de História Wagner Pereira de Oliveira, 24 anos, garante que o protesto não tem caráter partidário e nem religioso. “É um movimento humanitário. Todos nós somos seres humanos. Se os índios forem mortos, serão vítimas de um etnocídio, ou seja, também vai morrer a cultura deles.”

Para o professor do departamento de pós-graduação em Antropologia da UFPE, Renato Atias, o problema teve uma repercussão nacional porque a população percebeu que a demarcação das terras indígenas, prevista pela Constituição, nunca aconteceu. “Aqui também temos o problema da regularização das terras. O processo dos índio Funiôs está tramitando desde 1927”, explicou.

São pouco mais de 25 mil índios da etnia Guarani-Kaiowá no estado de Mato Grosso Sul. O índice de suicídio na região é alarmante. A tribo é formada por 170 pessoas, 50 homens, 50 mulheres e 70 crianças. (Carolina Braga especial para o Diario)

Saiba mais

0,4% da população brasileira é formada por índios, segundo último senso publicado pelo IBGE

40 mil é número de índios em Pernambuco. O estado é o segundo com maior número de índios do país

240 mil assinaturas foram colhidas na petição em apoio aos índios Guarani-Kaiowá até a última sexta-feira

Um ato público nacional em repúdio à decisão da Justiça Federal está sendo organizado para o dia 09/11. O protesto vai acontecer simultaneamente em 13 capitais do país, inclusive no Recife

Confira trecho da carta:

"Nós já vamos e queremos ser mortos e enterrados junto aos nossos antepassados aqui mesmo onde estamos hoje. Por isso, pedimos ao governo e à Justiça Federal para não decretar a ordem de despejo/expulsão, mas solicitamos para decretar a nossa morte coletiva e para enterrar nós todos aqui"


http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/vida-urbana/2012/10/28/interna_vidaurbana,404605/recifenses-se-mobilizam-em-apoio-aos-indios-guarani-kaiowa-no-marco-zero.shtml


Nenhum comentário:

Postar um comentário